"A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa". Chico Xavier

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO



Quem é que nunca conversou consigo mesmo e acabou descobrindo que tem conflitos e dificuldades para resolver suas questões? Assumir essa verdade nos causa medo, pois parece nos tornar vulneráveis, fracos e incapazes.

As vezes preferimos ficar com o conhecido, mesmo que não estejamos satisfeitos, do que depara-se com um desconhecido refletido no espelho, mesmo que esse desconhecido nos traga, novas possibilidades.

Manter certas posturas, é manter com elas problemas, dores e auto sabotagem. Mas quando temos prazer em nos conhecer, descobrimos um grande motivo para mantermos constantemente um olhar investigativo, ou seja, para dentro. É olhando para o nosso interior, examinando a ponto de transcender velhos padrões, muitas vezes herdados e não construídos, que encontramos em nossas mentes respostas para as nossas mazelas emocionais.

O autoconhecimento nos proporciona uma viagem aos nossos porões, fazendo-nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer uma escolha mais consciente, despertando em nós uma vida mais prazerosa e significativa.

Desde a infância, fomos criando "couraças" para proteger nossa verdadeira essência.

Fomos absorvendo padrões socioculturais rígidos, bloqueando, assim, nosso processo de desenvolvimento. Logo, passamos a ouvir a voz padronizada da sociedade; deixamos de lado a nossa própria voz, e relegamos o nosso coração.

 Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida se faz presente no agora. E é no agora que o coração clama para que o sigamos e para que confiemos nele.

Assim, o autoconhecimento nos leva ao desenvolvimento de nossa Consciência, fortalecendo-nos na ruptura com nossas "couraças" e nos conduzindo em direção da nossa verdadeira Essência.

Maria Lúcia Ferraz
Terapeuta filosófica - Terapeuta holossomática - Mestra Reiki
Atendimento com hora marcada.
Tels:(34) 3235/8051/3212-2537
Estamos formando grupos para “PRAZER EM CONHECER-ME”
Serão 5 encontros semanais..
Inscrições e informações nos tels: (34) 3235-8051/3213-2537

Nenhum comentário: