"A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa". Chico Xavier

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quaresma?

O que é a Quaresma

A Quaresma é momento comemorado pela Igreja Católica e Anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. Toda quaresma se inicia na Quarta-Feira de Cinzas que também simboliza o fim do Carnaval. A quaresma termina na quinta-feira santa.

Na verdade a quaresma não dura 40 dias. Ela dura 47 dias. Isto ocorre porque os domingos não são contados. Este número 40 está repleto de simbolismos e significa o número da provação. O número 40 aparece diversas vezes como os 40 dias de dilúvio e os 40 dias de peregrinação dos Judeus pelo deserto quando fugiam do Egito. Jesus também chegou a passar 40 dias no deserto quando sofreu algumas tentações.

Para seguir a quaresma conforme determina a tradição católica é necessário dedicar estes 40 dias para orações, abstinência e caridade. No caso da abstinência a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos como por exemplo: comer alguma coisa. Depois destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com aquilo e empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem comer no Deserto pela mesma quantidade de tempo.

Fonte: gostei

O que dizem os preceitos espíritas?
Pedro de Camargo - Vinicius, elucida-nos acerca das ações praticadas no período da Quaresma.


Nas Pegadas do Mestre
Vinícius
Roma ou Jesus?


A cúria romana fez publicar no "O Estado", sob a epigrafe "Instruções para a Quaresma", os seguintes preceitos: "Todos os católicos maiores de 21 anos, não legitimamente impedidos, são obrigados a jejuar com abstinência de carnes em todas as refeições, nos dias mencionados, isto é, no dia de quarta-feira de cinzas; na quinta-feira santa e em todas as sextas-feiras da Quaresma.

O jejum consiste essencialmente no seguinte: de manhã, ligeira refeição, que pode ser leite, chá, etc. Os ovos são proibidos em tal refeição.
Ao meio dia, jantar, ou só de peixe ou só de carne.
Nesta refeição podem entrar ovos. À noite, outra pequena refeição.

Continua em pleno vigor a lei da Igreja que proíbe misturar carne com peixe nos dias de jejum e na Quaresma. Mesmo os fieis que não jejuam são obrigados a não fazer mistura de carne com peixe."

No entanto, Jesus estabeleceu uma doutrina diametralmente oposta a essa preconizada pela Igreja, como se depreende, de modo positivo e insofismável, do trecho que passamos a transcrever do Evangelho segundo S. Marcos, capitulo 7 - vers. 17 a 23.

Chamando Jesus a si toda a multidão, disse: ouvi-me vós todos e compreendei: Nada há fora do homem que, sendo por ele ingerido, o possa contaminar, mas o que sai do homem é que o contamina e macula.

Se alguém tem ouvidos de ouvir, ouça.

Quando deixou a multidão, e se recolheu com seus Discípulos, estes o interpelaram acerca daquelas palavras, para eles, parabólicas. E Jesus então disse: "Assim também, vós estais sem entendimento?

"Não compreendeis, como é evidente, que tudo o que de fora entrar no homem não o pode macular, porque não atinge o coração, mas vai ter ao estômago, e em seguida será expelido por lugar escuso?

"O que sai do homem, isso, sim, o contamina, porque é do interior dos corações que vem os maus pensamentos, os adultérios, as concupiscências, os homicídios, o roubo, a avareza, a inveja, a soberba, a fraude, a blasfêmia, e a loucura. Todos estes males, pois, contaminam o homem."

Como se vê, os preceitos de Jesus são a antítese dos de Roma. Os primeiros falam a nossa razão; os segundos visam apenas a impressionar os sentidos. Jesus quer a essência, enquanto que Roma se contenta com as aparências. Roma é a matéria; Jesus é o espírito.

Escolhamos, portanto, entre Roma e Jesus, visto como não podemos servir a dois senhores, quando as doutrinas que eles nos recomendam são de tal natureza opostas que se contradizem e se anulam reciprocamente.


Fonte : Nas Pegadas do Mestre - Página 215

Turma da Mônica e Reencarnação


Maurício de Souza sempre foi preocupado em disseminar o interesse pela literatura, a cultura regional e demais aspectos filosóficos e religiosos.

Já publicou algumas histórias com conteúdos da Doutrina Espírita, sempre com uma linguagem leve e descontraída, a mais recente é a história intitulada REENCARNAÇÃO, onde dois jovens apaixonados estão destinados a ficarem juntos.

Se você quiser ler esta história acesse o link abaixo:

http://www.monica.com.br/comics/reencarnacao/



Abraços fraternos,

Marcelo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Programa Transição - A Chegada da Nova Era