"A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa". Chico Xavier

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ANO NOVO

Mais um ano começa... outra vez, penso eu.

Novos projetos, novos sonhos e desejos, novas metas, etc., outra vez!

É interessante a força que concentramos nesse sentimento de recomeço, pelo menos nos primeiros meses.

Se pensarmos de uma forma lógica, a única coisa diferente é que ao invés de arrancarmos a folha do calendário nós o trocamos por um novo. Como uma amiga me disse, é como se uma porta mágica se abrisse, e todos os projetos, sonhos, desejos, etc., que fizemos no início do ano que findou e, que não foram alcançados deixassem de existir, sem culpa ou tormentos, enfim, é um novo ano!

Mas, o que realmente devemos fazer para que os fracassos do ano anterior não se repitam, ou melhor, esqueçamos os fracassos, pois, eles ficaram no passado, no ano passado; falemos de sucesso. O que devemos fazer para obtermos o sucesso tão almejado no ano que inicia? O que devemos fazer de diferente? O que devemos mudar?


Refletindo, me lembrei de uma passagem bíblica, especificamente Lc. 8,23-25, que relata:


Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam.

Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.

Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

Eu pergunto, onde está a vossa fé?

Começamos o ano, ou os anos, confiantes e determinados, mas os dias vão passando, os meses passam, e a vida parece ser cópia do passado, no final nada mudou, tudo permanece igual ao antes.

Por quê?


A resposta é simples, porque não mudamos! Continuamos fazendo as coisas da mesma forma, continuamos com os mesmos pensamentos, com os mesmos clichês, com os mesmos paradigmas.

Quero dizer que, para o ano ser diferente devemos ser diferentes! Não apenas diferentes externamente, mas diferentes em essência. Isso exige mudança.

E, como toda mudança requer desejo, ação, determinação e fé, porque sem a fé que podemos ser melhores nada realmente acontece.


Enquanto as águas estavam calmas todos estavam confiantes “tinham” fé, principalmente pela presença do mestre entre eles, mas assim que a tempestade se aproximou todos eles se encheram de insegurança, de temor, e a fé, cadê a fé e a coerência?


Quer mudanças, conquistas, sucesso? Busque-os dentro de si. Construa-se primeiro. Conheça-te a ti mesmo para que compreendas o que realmente necessitas.


Como querer algo se nem ao menos sabemos o que necessitamos?


Quem é você?


Quais são os seus sentimentos?


Quais as suas tendências?


Responda as perguntas e você estará apto a conquistar um ano de sucesso, independente das conquistas materiais, porque terá conquistado algo maior, incomensurável que é o conhecer a si mesmo e com isso, seu aperfeiçoamento


André Luiz através da psicografia de Chico Xavier nos brindou com orientações para a conquista desse aperfeiçoamento, essas orientações receberam o título de:


DECÁLOGO DO APERFEIÇOAMENTO

1. Diminua as próprias necessidades e aumente as suas concessões.
2. Intensifique o seu trabalho e reduza as quotas de tempo inaproveitado.
3. Eleve as idéias e reprima os impulsos.
4. Liberte o "homem do presente", na direção de Jesus e aprisione o "homem do passado" que ainda vive em você.
5. Vigie os seus gestos, entendendo os gestos alheios.
6. Persevere no estudo nobre, reconhecendo na vida a escola sagrada de nossa ascensão para Deus.
7. Julgue a você mesmo e desculpe indistintamente.
8. Fale com humildade, ouvindo com atenção.
9. Medite realizando e ore servindo.
10. Confie no Amor do Eterno e renda culto diário às obrigações em que Ele mesmo nos citou.

É uma caminhada longa essa do autoconhecimento, mas como toda longa caminhada o primeiro passo é movido pelo desejo, à vontade, a fé.

Lembre-se que você é filho do Criador, portanto, é co-criador, pois, possue o DNA Divino.

Feliz dois mil INOVE! Sim, inove-se para fazer deste assim como os próximos, anos de prosperidade e felicidade, e com certeza, você ter pulado sete ondas, comido 9 bagos de uva e lentilhas fará efeito.

Marcelo Favero