"A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa". Chico Xavier

domingo, 7 de setembro de 2008

Educando com o Amor

Porque as pessoas “instruídas” em que não haja valores humanos, o que encontramos é somente ansiedade e preocupação. (Sathya Sai Baba)

É necessária uma introspecção em relação à proposta educacional e os resultados alcançados.

Estamos instruindo ou educando nossos filhos? Qual a diferença?

Educar significa promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo.

Instruir é transmitir conhecimento a; ensinar como proceder, ou transmitir instruções; adestrar, habilitar.

Então, estamos desenvolvendo seres ou simplesmente adestrando?

Quando pensamos em educar está intrínseco o desenvolvimento do ser em todos os níveis, intelectual, afetivo, emocional e espiritual; o comprometimento com a ética e a responsabilidade social que vai muito além do círculo de convivência, é a consciência de uma visão holística, planetária. Educar é produzir seres com inteligência e não simplesmente instruídos.

É um trabalho de parceria, pais e escola, que requer tempo, regras, limites, disciplina, ou seja, treinamento.

Educar com ética é uma atitude de aprender para apreender e empreender com os nossos filhos. É ser educador e líder.

Quando os filhos são colocados como parte participativa e importante dessa célula, o respeito dos filhos pelos pais é conquistado naturalmente, pois eles (filhos) não se sentem tratados como incapazes ou inferiores. E esse tratamento substitui o castigo pela disciplina.

O castigo nos bloqueia para a vida, não educa e destrói a auto-estima, estimula a violência e a perversão, enquanto que a disciplina nos faz crescer, nos torna uma pessoa melhor, um cidadão, desenvolve a auto-estima, a ética, o senso de justiça.

Castigar é fácil, qualquer pessoa pode castigar, mas disciplinar requer tempo, amor, determinação, autoconhecimento e conhecimento do ser que estamos disciplinando, uma troca.

Para se educar com ética e amor alguns princípios devem ser seguidos:

  • devemos falar sempre com AMOR; deixar claro que o que você rejeita é o ato, não seu filho;
  • o que é direito e privilégio;
  • quais os princípios que norteiam minha família, os valores, aonde como família quer chegar;
  • compreender que numa família sadia, cada um tem deveres que devem ser cumpridos para a vida de cada um correr bem;
  • ÉTICA: nossos atos falam mais alto que nossas palavras. Fale sempre a verdade em amor, isso gera confiança. Seu filho aprenderá a mentir vendo você mentindo. O exemplo é uma didática viva, por isso mesmo perigoso. Nossos exemplos exercem maior influência sobre elas do que as nossas palavras. Na criança seu aprendizado está em função do seu instinto de imitação. Rabíndranáth Thákhur, ocidentalizado Tagore (6/5/1861 – 7/8/1941) escritor, poeta e músico indiano comparava a criança a uma árvore. Dizia que a criança se alimenta do solo social pelas raízes da espécie, mas também extrai da atmosfera social a clorofila do exemplo;
  • COMPROMISSO: cumpra sua palavra, o não cumprimento gera insegurança, desconfiança, descrédito, além de estimular a falta de compromisso do outro;
  • RESPEITO: respeito é conquistado. Não dê shows em público, não discipline seu filho na frente dos outros, não o exponha, ainda que ele faça isso. Fale com ele a sós, olhando nos olhos, sem gritar;
  • CONHECIMENTO: “Conheça-te a ti mesmo” e a seu filho. Conheça suas virtudes, seus defeitos, seus limites, seu temperamento. Valorize o bom, o bonito, devemos nos educar para não dar valor excessivo ao negativo. Saiba reconhecer seus erros, não tente passar uma idéia de perfeição e, saiba pedir perdão. O autoconhecimento nos torna mais seguros, mais felizes e principalmente, desenvolve em nós a empatia;
  • NÃO DESISTIR: a superação dos problemas acontecerá somente se os pais tiverem desejo e vontade de mudar aspectos pessoais. Só com a decisão individual é que a tarefa de educar e reorganizar a família, aprender novas formas de comunicação e relacionamento será possível.

Seguindo esses princípios estaremos desenvolvendo seres educados na moral, na ética, na compaixão e amor ao próximo, seres emocionalmente equilibrados e com baixos níveis de ansiedade, preparados para viver não mais sobreviver.

Marcelo Fávero

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o seu blog. Assuntos que realmente nos interessam e que nos fazem a diferença, positivamente. Parabéns pela escolha dos temas e do vídeo. Show.